quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

História Firefox e Mozilla Foundation


O desenvolvimento de um dos browser mais usados do mundo o Mozilla Firefox foi iniciado por David Hyatt e Blake Ross, a partir do questionamento da utilidade do browser Mozilla (Seu pai), que na época era patriocinado pelo Netscape. Então criaram um novo navegador que visava substituir o Mozilla no futuro.



Em 2002 começou como um tipo de prótotipo na divisão experimental mozilla/browser, no mesmo ano foi publicado o software denominado como Phoenix, o nome ficou até 2003 até que por problemas de direitos autorais o nome teve que ser mudado e ganhou um novo nome Firebird, porém mais uma vez o nome teve uma repercusão desajeitava pois tinha o mesmo nome do software livre de base de dados, mais tarde adotaram como Mozilla Firebird mas ainda assim a comunidade de software livre apelou que o nome fosse mudado no começo de 2004 o nome foi modificado para o que conhecemos hoje  Mozilla Firefox ou somente Firefox.

 
A empresa detentora dos direitos autorais do Firefox, Thunderbird e toda a safra de software livre, Open Source é a Mozilla Foundation que tem sede em Mountain View na Califórnia e que é responsavél por produzir documentação para internet e promover padrões de desenvolvimento para a internet.

Curiosidades

-O ícone do Firefox é desenhado desde então pelo britânico Jon Hicks.
-Apesar de ter o código aberto, os ícones e suas imagens não são de uso livre.
-Muitas derivações incorretas da escrita original do nome têm ocorrido, como por exemplo Fire fox, Fire Fox ou ainda FireFox. Porém, o nome oficial do browser é escrito em apenas uma palavra, e com o segundo F minúsculo: "Firefox".
-Pode ser conferido o "livro" do Mozilla Firefox, em um estilo tipo Biblia no link about:mozilla
-Outro Egg Master é os robôs do firefox só entrar em about:robots
-Conhencendo os desenvolvedores do firefox about:credits






Nenhum comentário:

Postar um comentário