sábado, 21 de janeiro de 2012

Midías fisícas vs digitais!

Olá gamers de plantão hoje no The Nerd Diaries, a matéria fala a respeito sobre os prós e contras das novas formas de distribuição de jogos, um pouco sobre a pequena história das midías e da pirataria também.


Com o tempo percebemos que a tecnologia vem se desenvolvendo tão rápido que a transição de disquete, CD, DVD e agora o Blue-ray foi feita num curto período de tempo, e com isso outros meios como a internet ganhou uma atenção especial de produtores de games. Ao passar dos anos as empresas responsáveis pelos consoles tem apoiado cada vez mais a distribuição digital por meios de vários incentivos, assim barateando o preço do custo dos games.

Na midía fisíca o custo é muito maior do que na distribuição digital, onde o jogo precisa a produção de DVD, Blue-ray, caixas, capas, art-work,embalagens o que por natureza eleva os custos de produção e por consequência o preço final do jogo, por outro lado, a midía fisíca é um sucesso entre os jogadores quem não gosta de abrir uma capinha ver o seu lindo DVD/Blue-ray e comentários sobre o desenvolvimento ou a art-work do game, é com certeza um ponto positivo para as mídias digitais. O problema das mídias físicas é que no futuro a mídia fisíca não vier com algum adicional provavelmente ela acabara diminuindo nas lojas.


As midías digitais tem ganhado força não somente pela facilidade mas porque as empresas também vem buscando outros meios de combater a pirataria, essa forma de distruibuição é rápida você não precisa sair de casa para comprar o game, além do preço bem a baixo das mídias físicas. Por outro lado o problema é que até agora só vendem jogos com tamanhos pequenos e o serviço não chega a todos os lugares  do planeta o que dificulta a venda.


O fato é que os jogos físicos nunca vão sumir realmente do planeta, porque além de usuários que gostam desse, existem os colecionadores que vão em busca de qualquer material físico ou mesmo do seu jogo preferido. Quanto mais especial e bem detalhada a edição de colecionador mais fica a impressão de como é importante existir a mídia fisíca.


O futuro da PSN e XBOX live não são só partidas online, com certeza empresas como Sony e Microsoft tem planos de distribuição de games através suas redes, como tem feito com jogos menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário